Ficar aterrorizado diante de uma planilha do Excel, perdendo tempo com contas simples que poderiam ser automáticas é a realidade de muitos profissionais do mercado. Muitos precisam lidar com a frustração por não conseguir entregar um relatório ou controle porque não sabem quais fórmulas básicas usar dentro do Excel para facilitar o serviço.
Se você trabalha em escritório — seja no setor administrativo, financeiro, RH ou atendimento — saber o básico do Excel pode mudar a sua rotina e, consequentemente, a sua vida. Não é sobre virar especialista, e sim sobre resolver tarefas simples com rapidez, evitar erros e mostrar eficiência para o chefe.
Neste artigo, o Domine o Escritório vai fazer você aprender 5 fórmulas básicas do excel em 2025 (são realmente fáceis, prometo!) e essenciais que podem te poupar horas de trabalho por semana. E o melhor: com exemplos práticos do dia a dia no escritório.
O que é uma fórmula no Excel?
Em suma, é preciso que você entenda o que é de fato é uma fórmula em planilhas. No Excel, que é o software de planilha mais usado no mundo, uma fórmula é uma instrução que você digita para que o programa realize automaticamente um cálculo ou ação (é show!).
Em vez de fazer contas na calculadora ou de cabeça, você deixa que o Excel faça tudo por você. O Excel também consegue atualizar o resultado sempre que os dados mudarem, o que traz a ideia de automatização de criação de planilhas. Parece complexo de início, mas com o tempo é possível perfeitamente se acostumar. Confira:
As fórmulas sempre começam com o sinal de igual (=), o que é padrão e um conceito básico. Fique tranquilo, pois, apesar de ser um símbolo que cause insegurança, o manejo fica mais fácil conforme o uso vai sendo realizado no dia a dia. Depois de inserir o sinal “=”, você coloca o que deseja calcular: somar, subtrair, contar, comparar, buscar, etc.
Segue abaixo um exemplo fácil de entender o conceito: Se você digitar =2+2 em uma célula, o Excel vai mostrar 4 como resultado. Incrível, não é? Veja abaixo como fica:
Mas o verdadeiro poder das fórmulas está em usar as células da planilha para fazer os chamados cálculos dinâmicos, como por exemplo: ao colocar o valor =A1+B1, a planilha vai somar os valores que você colocar nas células A1 e B1. Legal, né?
Por que isso é útil no escritório?
Muitas pessoas, principalmente os jovens e profissionais que não têm contato contínuo com trabalho em escritório, podem duvidar da utilidade do uso de fórmulas. Pois bem, a verdade é que elas são ferramentas essenciais para agilizar tarefas e evitar erros no dia a dia profissional. Abaixo, você vai entender como o uso de fórmulas no Excel pode transformar a sua rotina:
Somar valores automaticamente;
Contar quantos pagamentos foram feitos;
Ver quem atingiu metas;
Buscar nomes, datas ou valores em listas;
Criar gráficos que se atualizam sozinhos.
Em resumo: as fórmulas são úteis, pois você trabalha com menos esforço, comete menos erro — e ganha muito mais agilidade no seu trabalho.
5 Fórmulas Básicas do Excel – ainda em 2025
Quando pensamos em fórmulas de planilhas, principalmente para uso no Excel, muita gente já imagina algo complicado, cheio de símbolos e parênteses difíceis de entender. Mas, na verdade, algumas das fórmulas mais usadas no dia a dia de um escritório são simples, diretas e extremamente úteis.
Saber aplicá-las pode transformar a maneira como você lida com planilhas, economizando tempo e reduzindo erros. A seguir, vamos te mostrar cinco fórmulas básicas que todo profissional deveria conhecer, principalmente quem quer se destacar no escritório sem depender dos colegas para resolver tarefas simples.
1. SOMA
Prometemos fórmulas fáceis, então lá vai: a fórmula “SOMA” é exatamente o que o nome sugere, ou seja, ela soma valores num intervalo, como totais de vendas, despesas ou salários. Para usá-la, é simples: basta inserir o sinal de =, assim como mostramos anteriormente, e escrever SOMA.
A ideia é a mesma de fazer =2+2, porém, com a fórmula SOMA você pode selecionar longos períodos para somá-los todos de uma vez. Ou seja, ao invés de ir somando os dados de forma manual, com essa fórmula simples e poderosa um escritório tem em mãos uma ferramenta que calcula grandes volumes de dados de forma automática, evitando erros e tornando a sua rotina, como um profissional, mais eficiente.
Confira abaixo um exemplo:
Imagine que você tenha que somar quantas vendas foram realizadas no primeiro semestre do ano. Seu chefe está com pressa, pois precisa desses dados para criar uma apresentação que será feita com os diretores da empresa.
Muita pressão? Não mais! Com a fórmula SOMA, a única dificuldade será extrair os dados, pois o restante quem fará será a planilha. Veja como:
Exemplo prático de uso da fórmula SOMA
Se você tem uma lista de quantidade de produtos vendidos e precisa saber o total, fica fácil, pois em vez de somar manualmente item por item (e correr o risco de errar), você pode usar a fórmula =SOMA() para selecionar toda a coluna ou intervalo de uma só vez, mesmo que ele contenha centenas de células.
O primeiro passo será listar todos os dados em colunas: uma coluna para os meses e outra coluna para as quantidades;
Em seguida, basta escrever a fórmula =SOMA
Depois, você pode simplesmente clicar e arrastar com o mouse, selecionando todas as células desejadas, e o Excel preencherá a fórmula automaticamente.
Suponha que os valores estejam na coluna B vão da célula B2 até B365 (um ano inteiro de dados). Ou seja, são dados diários. Nesse caso, a fórmula seria: =SOMA(B2:B365).
2. MÉDIA
Exemplo de fórmula fácil e básica em planilhas, a fórmula MÉDIA do excel calcula a média de valores e é útil para notas, desempenho, preços, etc. Lembrando que uma “média”, do ponto de vista da matemática, é a soma de todos os valores dividida pela quantidade de elementos.
Para usá-la, basta inserir a fórmula “MÉDIA” e inserir o intervalo desejado, manualmente ou usando o mouse para arrastar e selecionar todas as células com os valores que precisam ser somados.
Exemplo:
Seu chefe mudou de ideia e agora quer a média de vendas do primeiro semeste. Você já aprendeu com o Domine o Escritório que usar as fórmulas é mais fácil então você vai realizar o procedimento de:
Usar a lista de todos os dados em colunas: uma coluna para os meses e outra coluna para as quantidades;
Em seguida, basta escrever a fórmula =MÉDIA
Depois, você pode simplesmente clicar e arrastar com o mouse, selecionando todas as células desejadas, e o Excel preencherá a fórmula automaticamente.
3. SE
A fórmula SE é uma das mais poderosas do Excel e faz aplicação de uma condição lógica, analisando a situação e tomando sozinha uma decisão com base no resultado encontrado na planilha. Ela costuma assustar as pessoas, pois raciocínio lógico não é um campo das ciências exatas tão fácil assim, como somar e subtrair. Porém, a aplicação é simples e o Domine te mostra:
Em outras palavras, é como dizer ao Excel: “Se isso acontecer, faça aquilo. Se não acontecer, faça outra coisa.”
Essa fórmula é extremamente útil em análises de desempenho, controle de estoque, cálculos financeiros e muito mais, principalmente quando você precisa automatizar decisões em uma planilha.
Você é um analista de RH e precisa entregar para a chefia o desempenho do funcionário Roberto no mês passado. A meta dele era vender 100 unidades por mês.
Então, tendo em mente a condição lógica da fórmula SE, você precisa que a célula mostre “Meta Atingida” quando o número for igual ou maior que 100, e “Abaixo da Meta” quando for menor.
Se a quantidade de vendas estiver na célula B2, a fórmula será:
=SE(B2>=100; “Meta Atingida”; “Abaixo da Meta”), em que:
O Excel vai olhar para o valor da célula B2.
Se esse valor for maior ou igual a 100, ele vai escrever “Meta Atingida”.
Se for menor que 100, ele vai escrever “Abaixo da Meta”.
É como dar uma ordem para a planilha com duas opções: “Olhe esse número e me diga se a pessoa bateu a meta ou não” e a mesma lógica pode ser aplicada de uma única vez em vários intervalos, como analisando o desempenho de todos os 20 vendedores da empresa para descobrir quem bateu a meta e quem ficou devendo.
4.PROCV
A fórmula PROCV (ou “Procura Vertical”) é uma das mais populares do Excel. Ela serve para procurar um valor em uma coluna de uma tabela e retornar uma informação associada a esse valor em outra coluna, à direita.
Em outras palavras: você digita uma informação (como o código de um produto, CPF de um funcionário ou número de matrícula), e o Excel automaticamente traz outro dado relacionado (como o nome do produto, salário do funcionário ou nome do aluno).
É como dizer ao Excel: “procure este valor na tabela e me diga o que está na mesma linha, mas em outra coluna”.
Exemplo:
O conceito pode ser confuso, então vamos a um bom exemplo prático: imagine que você trabalha no setor de compras e tem a seguinte tabela com os códigos e os nomes dos produtos:
Código
Produto
101
Caneta azul
102
Lápis Preto
103
Borracha Branca
Agora, digamos que em um célula você digitou o código do produto 102, e quer que o Excel mostre o nome do produto correspondente ao lado, de forma automática, que seria “Lápis Preto”. Para isso, usaria a fórmula:
=PROCV(A3; A2:B4; 2; FALSO), em que:
A3 é o valor procurado (no exemplo: 102).
A2:B4 é o intervalo onde será feita a busca (coluna A = códigos, coluna B = produtos).
2 significa que queremos retornar o valor da segunda coluna do intervalo, ou seja, a coluna B.
FALSO exige uma correspondência exata do valor de busca (nada de aproximações).
A função PROCV é uma grande aliada quando você precisa automatizar a busca de informações em tabelas mais extensas. Em vez de perder tempo procurando manualmente um dado, como o nome de um produto pelo código, a fórmula faz esse trabalho por você em segundos, garantindo rapidez e precisão no dia a dia do escritório. Para dominá-la, é preciso bastante prática.
A função CONT.SE é usada para contar quantas vezes um determinado valor ou critério aparece em um intervalo de células. É uma ferramenta excelente para controlar e quantificar ocorrências, facilitando a análise de dados de forma rápida.
Exemplo:
Suponha que você tenha uma lista de status de pagamentos na coluna C, e quer saber quantas vezes aparece o valor “Pago”. Para isso, use a fórmula:
=CONT.SE(C:C; “Pago”), em que:
CONT.SE é a função que conta quantas vezes um critério específico aparece dentro de um intervalo.
C:C significa que a função vai analisar todas as células da coluna C, do início ao fim.
“Pago” é o critério que estamos procurando dentro da coluna C. Ou seja, a fórmula vai contar todas as células que contenham exatamente a palavra “Pago”.
Domine as Fórmulas Básicas do Excel
Pronto! Essas cinco fórmulas podem transformar sua relação com o Excel. Você não precisa saber tudo, mas dominar o básico pode te fazer ganhar tempo, entregar resultados melhores e até ser mais valorizado no trabalho.
Gostou do artigo? Então salve para ler depois e compartilhe pelos botões abaixo!
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.